Choose Royal

Design, objects, material culture and stuff.

Flanavam pela lojas de velharias

frans-francken-ii_kunst-und-rarita%cc%88tenkammer-1636“Flanavam pela lojas de velharias. Visitaram o Conservatório das Artes e Ofícios, Saint-Denis, os Gobelins, os Invalides e todas as colecções públicas. Quando lhes pediam os passaportes fingiam tê-los perdido, porque se apresentavam como dois estrangeiros, dois ingleses.
Nas galerias do Muséum, passaram estupefactos diante dos quadrúpedes empalhados, com prazer diante das borboletas, com indiferença diante dos metais; os fósseis fizeram-nos sonhar, a conquiliologia aborreceu-os. Examinaram as estufas através das vidraças e estremeceram ao pensar que todas aquelas folhagens destilavam venenos. O que admiraram do cedro foi o ter sido trazido num chapéu.
No Louvre esforçaram-se por se entusiasmar com Rafael. Na grande biblioteca desejaram saber o número exacto dos volumes.
Uma vez entraram no curso de Árabe do Colégio de França; e o professor ficou espantado por ver aqueles dois desconhecidos que tratavam de tomar notas. Graças a Barberou, penetraram nos bastidores de um pequeno teatro. Dumouchel arranjou-lhes bilhetes para uma sessão na Academia. Informavam-se acerca das descobertas, liam os prospectos e, com esta curiosidade, as suas inteligências desenvolveram-se. Ao fundo de um horizonte todos os dias mais longínquo distinguiam coisas simultaneamente confusas e maravilhosas.”

Em Bouvard e Pécuchet (1881) de Gustave Flaubert
Tradução de Pedro Tamen para Livros Cotovia, 1990
(imagem: Kunst und Raritätenkammer (1636) de Frans Francken (II) do Kunsthistorisches Museum Wien)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: