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Barbie

barbiefashionistas2A polémica boneca, que é um brinquedo de criança mas também um sex symbol, já tem 50 anos. Talvez por isso terá idade para se assumir fora do estereótipo que tinha vindo a vender: agora também é baixa e gorda. Ou talvez não seja baixa ou gorda, mas menos alta e menos magra.
O modelo americano da Mattel, feito a partir da original alemã Bild Lilli, foi criado por Jack Ryan em 1959 para suprir uma falha no mercado: uma boneca que não fosse um bebé e que pudesse ser maquilhada e vestida como uma mulher adulta.
Nos anos 1960 juntaram-lhe o Ken e as inúmeras amigas e irmãs, que se tornaram modelos de uma estética de perfeição e de estereótipos, que rapidamente viriam a ser criticados como inacessíveis e frustrantes para as meninas e meninos que brincavam com as Barbies.
Foi o século XXI que nos trouxe, muito recentemente, as novas configurações para o modelo de mulher ideal, que não deixem ninguém frustrado e sejam tão inclusivas como os happy meal unisexo da McDonald’s.
À Barbie alta, perfeita e com um estilo de vida invejável juntam-se as Barbies rechonchuda e pequenina e que, com certeza, vivem nos subúrbios e têm que ir levar os filhos à escola (mas esses nunca os conheceremos). Assim nenhum estilo de vida sairá defraudado e todas as adultas daqui a 40 anos serão mais felizes e com objectivos cumpridos.
Esperamos estar vivos então, para vermos que novos modelos de inclusão proporá a Mattel em 2050.
(imagens: novos modelos da Barbie; Bild Lilli; modelos da Barbie desde 1959)
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The controversy doll, which is a child’s toy but also a sex symbol, already completed 50 years. Perhaps it is the time to get out of the stereotype that she had been selling: now she is also low and fat. Or may not low or fat, but less high and less skinny.
Mattel’s American model, made from the German original Bild Lilli, was created by Jack Ryan in 1959 to address a market failure: a doll that was not a baby and could be make up and dressed as a grown up woman.
In the 1960s Ken and numerous friends and sisters, who have become models of an aesthetic perfection and stereotypes, joined her. Quickly came to be criticized as inaccessible and frustrating for girls and boys who were playing with the Barbies.
The twenty-first century has brought us, very recently, the new settings for the ideal female model, which does not let anyone frustrated and can be as inclusive as a unisex McDonald’s Happy Meal.
To the tall Barbie, perfect and with an enviable lifestyle, joined the pudgy and the shorty Barbies that, of course, must live in the suburbs and have to go take their children to school (but that we will never know). So that any lifestyle will be defrauded and all adults, 40 years from now, will be happier and fulfilled with their objectives.
We hope to be alive then, to see what new models of inclusion Mattel will propose in 2050.
(photos: new models of Barbie doll, Bild Lilli doll, Barbie doll models since 1959)Bild Lilli dollbarbie_body_types

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This entry was posted on March 18, 2016 by in Design, Uncategorized and tagged , , , .
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