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Listas

Moschino_Fresh_Couture_Eau_de_ToiletteNão fazemos listas.
Nunca fizemos.
Por mais que tentássemos nunca conseguiríamos, com medo de nos esquecermos de alguém ou de alguma coisa.
Assim, ficam todos no nosso vago coração.
Mas Jeremy Scott é um nome que teria figurado nessas listas desde o ano passado, quando começou a apresentar as colecções da Moschino.
Não é que antes disso não fosse relevante, mas estas colecções provaram a sua capacidade de fazer bem e de ressuscitar a relevância de uma marca, sem a subtrair do estrelato do autor.
As colecções com McDonald’s, Barbie e Sponge Bob provaram a resistência da Pop e mostraram que ainda pode haver muito por fazer.
Assim foi com a última colecção apresentada, onde a sinalização de trabalhos na estrada foi transformada em costura.

E isto tudo porquê?
Porque Jeremy Scott nos deixou um dos objectos mais relevantes do ano: a embalagem do perfume Fresh da Moschino.
Foi apresentado, sem ser revelado, no desfile Spring/ Summer 2016. Depois passou a ser um daqueles objectos estúpidos que fazem notícia e que servem para encaixar os telefones da maçã. (esgotou nas primeiras horas)
E agora é um objecto de culto, uma embalagem de um produto de luxo com a ousadia de nenhuma outra: tem a aparência de um produto barato e que ninguém quer mexer.
Mas tem também a linguagem altamente reconhecível de um limpa vidros, que vemos repetido por várias marcas nas prateleiras de supermercado. Tem sempre o mesmo tipo de embalagem, a mesma cor e a mesma comunicação. Repetem, talvez, o modelo do Ajax ou do Glassex, as marcas top of mind em Portugal e que fazem a apropriação da categoria.
Por tudo isto corremos mesmo o risco de também querer usar.
Ou, pelo menos de certeza, coleccionar.

(imagens: perfume Fresh Couture da Moschino; colecção de produtos limpa vidros; preview da embalagem de Fresh no desfile Spring/ Summer 2016 da Moschino; a aplicação estúpida da embalagem de Fresh a uma capa de telefone)
GlasseCleaners
Lists
We don’t make lists.
We never did.
Even if we had tried there would always be the fear of forgetting someone or something.
So you are all in our vague heart.
But Jeremy Scott is a name that would have figured in our lists since last year, when he started presenting the Moschino collections.
Not that before he was not relevant, no. But these collections have proven his ability to do it well and to revive the relevance of a brand without subtracting it from the author’s superstardom.
The collections with McDonald’s, Barbie and Sponge Bob quotes proved the Pop resistance and showed that there may still be much to do with it.
So it was with the last collection, where the signaletics of road works was transformed into couture.

And why all this?
Because Jeremy Scott left us one of the most important objects of the year: the packaging of Fresh, Moschino’s perfume.
It was introduced, without being revealed, in the Spring / Summer 2016 fashion show and later he became one of those stupid objects that make news and serve to fit the apple phones. (it was sold out in the first hours)
And now it is an object of worship, a pack of a luxury product with the daring of any other: it has the appearance of a cheap product that no one wants to touch.
But it also has a highly recognizable language of a glass cleaner, that we see repeated by several brands on the supermarket shelves. It always has the same type of packaging, the same color and the same communication. It repeats, perhaps, the Ajax or Glassex model (top of mind brands in Portugal that make the category appropriation).
For all this we take the risk of using it.
Or, at least certainly, collecting it.

(photos: Fresh Couture perfume bottle by Moschino; glass cleaners collection; Fresh bottle preview at Moschino‘s Spring/ Summer 2016 fashion show; stupid phone case with Fresh bottle shape)

Moschino_Fresh_Couture_CatwalkSpringSummer2016Moschino_Fresh_Couture_iPhoneCase

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This entry was posted on December 30, 2015 by in Design, Modas and tagged , .
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