Choose Royal

Design, objects, material culture and stuff.

Azuis de Nery na Vista Alegre

Já aqui falámos de Eduardo Nery e do quanto nos deixa felizes (não foi muito, mas falámos).
Gostamos da maneira como disseca as cores e as transforma em volumes e em ritmos. Gostamos de passar em túneis e viajar no tempo, de ver as suas obras em interiores públicos e perceber que eram (e são) tão ajustadas.
No fundo achamos que é um designer perfeito e que a escolha (e resultado) da Vista Alegre é notável.
Enquanto as iniciais do tom aristocrático da VA não se transformam em VB (Visabeira, que também são das Beiras e fica tudo em casa, mais burguesia menos burguesia), tentam vir ao de cima, com as dificuldades que nunca perceberemos, mas que nos resignamos a aceitar.
Pelos vistos inauguram com Nery o Projecto Artistas Contemporâneos (é uma escolha, como outra qualquer), designação pobre para o que se espera vir a ser uma colecção rica.
A Primeira Peça (ui! até doi: a “peça”!?) é esta taça Ouro Sobre Azuis, onde Eduardo Nery aplica o seu know how de artista e designer e ainda o conhecimento que tem (e isto é ainda mais notável) da porcelana e da marca Vista Alegre.
Trabalhar com o ouro e os azuis não é por acaso.
O sentido de modernidade moderada, com que esolhe a forma e define os ornatos, também responde a um brief tácito num qualquer projecto para a mais notável marca de porcelanas portuguesa.
E ainda o jogo de anti-profundidade que propõe, ao definir uma gradação de escuro para claro, da periferia/exterior para o centro/interior.
Por tudo isto Ouro Sobre Azuis é um objecto notável e a ter (fora branco e já seria nosso).
Melhor e maior que a iniciativa pobre (em telas com mau acabamento e grafismo deficiente, que nem temos coragem de aqui mostrar) da Vista Alegre.
Um Eduardo Nery, sem dúvida.

(imagem: taça Ouro Sobre Azuis de Eduardo Nery para a Vista Alegre)
(no site da Vista Alegre falam-nos do Noddy, na secção “Novidades”, mas nem em “Contemporâneo” nem em “Edições Especiais” há qualquer referência à colecção ou à criação de Eduardo Nery; terão esgotado?)

7 comments on “Azuis de Nery na Vista Alegre

  1. poor guy fashion victim
    February 3, 2009

    è bem bonita sim senhor e uma perola em todo o lixo da VA.Por coincidência dei por ela precisamente no mesmo local no domingo passado.Chame-lhe artefacto, se não gosta da palavra peça. É um termo que tem vindo a conquistar todo um outro significado.

    Like

  2. Luis Royal
    February 3, 2009

    caro pgfv,ainda bem que, mais uma vez, partilhamos da mesma opinião.mas a va, ainda assim, tem outras pérolas e uns pastiches que adoraríamos coleccionar (para além do serviço de mesa que fizemos questão de ter). se começa a inovar é um problema sério, mas acreditamos que isso resolver-se-á.acha que “objecto” não é suficiente?não acha que artefacto lhe realça o carácter utilitário (em oposição ao funcional, que não tem que ser utilitário).esta taça: iria usá-la? não usando deixaria de funcionar?obrigado.cumprimentos.

    Like

  3. poor guy fashion victim
    February 3, 2009

    Claro que se a tivesse só a poderia usar. Assim que a vi imaginei-a cheia de tangerinas e logo depois cheia de morangos.

    Like

  4. Luis Royal
    February 4, 2009

    ou até, quem sabe, com bacalhau de molho…

    Like

  5. poor guy fashion victim
    February 4, 2009

    Isso já não sei dizer. Não sei demolhar bacalhau. compro-o já sempre demolhado 😉

    Like

  6. jc
    February 22, 2009

    não esgotou mas estará perto. não teve direito a tanta publicidade porque é uma edição especial para o clube de colecionadores da va, limitada a 500 exemplares. garantiram-me que tenho uma à espera em ílhavo.

    Like

  7. Luis Royal
    February 23, 2009

    caro jc,folgamos em saber que existe tal clube.pena temos que não tenham conseguido salvar a vista alegre.venha a visabeira…depois chame-nos para irmos checkar o seu exemplar.

    Like

Leave a comment

Information

This entry was posted on February 3, 2009 by in Design.